segunda-feira, 19 de outubro de 2009

As minhas sardas (testemunho suspeito de uma pessoa com sardas)

"Sardas: (também chamadas de efélides) são pequenas manchas cutâneas pigmentadas que se acentuam após exposição ao sol. São provocadas pelo aumento de melanina na pele".
...
Ora, posto desta forma, como que de uma doença se trate, nenhuma senhora pode ter uma boa abordagem ou uma boa iniciação a este mundo que é o mundo das sardas. E é assim mesmo que começa - Sardas?! Oh não, é o desespero!
Recordo, como se fosse ontem, o dia em que tinha 6 anos e me abordaram junto da minha avó:
- Tens umas sardas tão bonitas! Ficam-te muito bem todas essas pintinhas!
E foi assim que fiquei a saber que tinha SARDAS. Até lá tudo não passava de uma explosão imensa de sinais faciais. Escusado será dizer que desatei a correr. PINTINHAS?! Só faltava dizer que tinha borrões!
Não criem fantasias. Quando se é criança toda a nossa relação com estas "pintinhas" não é fácil. Felizmente o mundo muda, e a nossa cabeça também, e as pintinhas borrões deixam de ser a "sujidade na cara" e passam a ser pronuncio de "pele clara lavadinha, boas famílias, educação e crença":
- Se Deus te marcou alguma razão encontrou.
- Mas eu não acredito em Deus!
- Mas ele acredita em ti...
Pronto...O que se responde a isto?!
Não há grande coisa a dizer. Uma pessoa cresce, e as sardas também. Companheiras de uma vida podem ser as nossas melhores amigas que, de quando em vez, também elas têm as suas férias.
Uma pessoa habitua-se e, ao chegar a certa idade é óptimo poder ouvi-lo:
- Essas tuas sardas...dão-te um charme...
Certíssimo! São - AS MINHAS SARDAS - iguais às de ninguém.
Duas faces - Inverno/ Verão - que nem na moda, somos nós as portadoras de sardas! ESTAMOS NA MODA.
É mais que isso, com o tempo aprendi, sardas = pessoa elegante e charmosa.
Agora, muita atenção minha gente, para que tudo isto seja possível é necessário tratar destas nossas amigas com grande carinho e afecto, pois como todos nós, não gostam de ser ignoradas!
...
Rita Brito

Sem comentários: