quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sardas Minhas

"Se você tocar, de olhos fechados, um rosto sardento, não sentirá nada. A pele com sardas e a pele sem sardas é a mesma. Mas a mulher com sardas e a mulher sem sardas não é.
Não é questão de ser melhor. É questão de diferença. De estado de espírito. É questão de sensação.
Quando alguém olha para o seu rosto sardento está olhando para algo que você está usando, mas que nem sente, que nem lembra, que nem se dá conta, que não escolheu.
E as sardas ficam ali, o tempo inteiro, montadas nos sorrisos, pra lá e pra cá com os olhos, tomando banho de lágrimas. Sardas adoram se lavar de lágrimas.
Um rosto sardento é um rosto mutante. É um rosto que se disfarça. É um rosto que tem estações. No verão, as sardas se multiplicam. No inverno descansam. No outono, se misturam às folhas douradas. Na primavera, combinam com todas as flores, com todas as cores e por que não rimar, com todos os amores. Ou alguém vai dizer que não?
Carrego no rosto as sardas desde menina. Já tive vergonha, raiva, insatisfação. Já as culpei pela indiferença de quem amei. Já as condenei por fotos que rasguei. Já as fiz em mil pedaços em espelhos que me olhei. Mas a adolescência passou e elas ficaram. E por que elas também passariam? Não há cirurgia ou tratamento capazes de remover sardas. Não há jeito de uma sardenta o deixar de ser. Porque as sardas ficam além da pele. São marcas de nascença que não se contentam em ser uma. Elas querem ser uma mulher inteira. Elas querem o poder. Elas querem se espalhar palmo a palmo. Tomar conta. Invadir. Confundir. Será que no avesso da mulher de sardas há mais sardas? As sardas têm gosto de quê? Será que as sardas têm fim?
Sou uma Mulher de Sardas, mas às vezes penso se não são as sardas que me fazem tão mulher."


13 comentários:

Anónimo disse...

lindo... concordo e me fêz mais feliz ainda ser sardenta, obrigada.

Labelle® Paz disse...

Interessante seu ponto de vista !!

Sou sardenta desde meus 4 anos de idade, sempre considerei o meu diferencial e o "charme" que atrai todos os olhares [masculinos e femininos] até a minha dermatologista me convencer a diminuir as do rosto por causa da minha idade.... Enfim.....

DryMartini disse...

Nossa, muito lindo né! amo muito tudo isso! rsss

Ana Claudia disse...

Obrigada, você fez com que eu me sentisse bem melhor com minhas sardas !

Antes eu as odiava, principalmente por causa dos apelidinhos, mas com o tempo fui aprendendo a admirá-las. Hoje me sinto muito bem com elas e acho um chamrmeee !

Um beeijoo

Anónimo disse...

Lindo!Amei!Me fez pensar antes de odiar as minhas sardas!
VLW!

Anónimo disse...

meninas olha eu tambem tinha muitas sardas e manchas e pensava que nao tinha solucao para eliminalas ,mas na internete descobri que tem sim;chama peeling de acido retinoico,um creme aplicado por dermatologistas e esteticistas ,eu estou fazendo o tratamento, ja sumiu 70 por cento. vale a pena ,entre no google e digite peelings; e comprove .um abraco.

Anónimo disse...

amei, expressou exatamente oque somos: tao iguais e ao mesmo tempo tao diferentes, so as sardentas sabem o encanto que as sardas nos proporcionam!!

Juliana disse...

Nossa,Lindo
adoorei,tenho sardas tambem!As vezes eu ficava triste e com vergonha de ter sardas,mais uma vez me disseram que:Um Rosto sem Sardas é como um Céu sem Estrelas!!aí me senti toda!!Beijs adooorei me senti muito bem!

KARLA disse...

OLA COMPANHEIRAS SARDENTAS,AS VEZES ME PEGO A PENSAR PQ EU? MAS NÃO TIVE ESCOLHA FUI A UNICA ENTRE3 FILHOS A ERDAR DE MINHA AVO MATERNA E RUIVA AS SARDAS,QUE A 32 ANOS CARREGO COMIGO E PRA COMPLETAR SOU ALERGICA A PROTETOR SOLAR,DESCOBRIR RECENTIMENTE POIS CONFESSO NÃO ERA ADEPITA DO MESMO. POR TER UMA ESTRUTURA FISICA RASOALVEL NUNCA TIVE PROBLEMAS COM MINHAS SARDAS PARA CONQUISTAR MEUS PARCEIROS. MAS NUNCA VIVI EM PAZ COMIGO MESMA,POIS DESDE CRIANÇA SERVI DE COMPARAÇÃO ENTRE OS MEUS IRMÃOS,SOU CASADA E MÃE DE DOIS FILHOS CONFESSO ME SENTIR ALIVIADA POR NENHUM DELES TER ADQUIRIDO ESSA ERANÇA KKKKKKKK SOU FELIZ COM MINHA DIFERENÇA MAS ACONSELHO A QUEM TEM TENDENCIA A SE CUIDAR POIS A PREVENÇÃO É O MELHOR REMEDIO.
BEIJOS FICA COM DEUS E SEJAM FELIZES.

mulher de sardas disse...

Ah, eu nunca mais tinha vindo até aqui me reler. Que coisa mais legal esse tanto de comentários. As sardentas se unem...

Flávia Onério disse...

legal viu!!! tb tenho sardas, e ja passei por essas fases de não as querer, mas no fim das contas elas permanecem cá, e agora acho que elas fazem parte da minha personalidade, e sem elas eu n seria eu.

Manu disse...

Que legal, eu tenho sardas e acho um charme especial somos escolhidas e sortudas....

Anónimo disse...

N me julguem odeio as minhas em um nível de querer arrancalas com as unhas mesmo que rasgue TD meu rosto. Tenho deseseis anos e realmente tenho a esperança desse desejo orrivel sumir de dentro de mim com o tempo . Mas quem sabe ,nem sempre pensei assim mas o tempo mudou muito minha visão delas. desabafei só isso .